O ROMANCE FOLHETIM AMORES MALDITOS (1864) E AS REPRESENTAÇÕES DA MULHER FATAL NO SEGUNDO ROMANTISMO BRASILEIRO

Autores/as

  • Jefferson Rodrigo Cardoso da Silva Universidade Federal de Viçosa image/svg+xml
  • Natália Gonçalves de Souza Santos Universidade Federal de Viçosa image/svg+xml

Palabras clave:

século XIX, periodismo acadêmico, romance-folhetim, Psicanálise

Resumen

RESUMO: O presente trabalho visa apresentar o romance-folhetim Amores Malditos: manuscrito de Luiz Magro, de autoria de Luiz Ramos Figueira, publicado no periódico acadêmico paulista Imprensa Acadêmica (1864-1871). Para tanto, buscou-se delinear o contexto paulistano dos grupos de estudantes de Direito e a leitura que fizeram das diferentes representações da mulher na literatura. Em adição, foi trazido o conceito do Duplo, estudado pelo psicanalista Otto Rank, para se abordar a representação da mulher fatal, por meio do qual constatamos uma leitura particular dessa tópica milenar da tradição literária ocidental.

Biografía del autor/a

  • Jefferson Rodrigo Cardoso da Silva, Universidade Federal de Viçosa

    Graduado em Letras Lingua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

  • Natália Gonçalves de Souza Santos, Universidade Federal de Viçosa

    Professora de Literatura no Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV), doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP.

Publicado

2025-12-28

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES

Cómo citar

O ROMANCE FOLHETIM AMORES MALDITOS (1864) E AS REPRESENTAÇÕES DA MULHER FATAL NO SEGUNDO ROMANTISMO BRASILEIRO. (2025). Miscelânea: Revista de Literatura e Vida Social, 37, 141-164. http://pem.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/3181