Trabalhadores Rurais Africanos e de Origem Africana e a Africanização do Brasil Republicano

balanço e perspectivas

Autores/as

Palabras clave:

Trabalhadores rurais, história social, história ambiental, africanização

Resumen

O presente artigo discute o destino dos trabalhadores rurais africanos e de origem africana no Brasil no fim do século XIX e início do XX. Parte-se de um levantamento de abordagens para construir um “retrato” do mundo rural do trabalho no final do Império e início da República. Tanto a história social quanto a história ambiental tem questionado a ausência desses indivíduos em trabalhos sobre o ambiente rural do período republicano, os afro-brasileiros teriam saído das senzalas e da história (RIOS, MATTOS, 2004). Sendo assim, busca-se responder algumas questões, tais como, quem eram os trabalhadores rurais nesse período? Em que tipo e tamanho de propriedades trabalhavam e quais eram as condições de trabalho? Como esses trabalhadores rurais africanos e de origem africana foram protagonistas de uma “africanização” do ambiente rural brasileiro? Aborda-se também a temática dos territórios dos remanescentes de quilombos, que se apresentam como janelas de uma africanização do meio rural.

Biografía del autor/a

  • Denis Henrique Fiuza

    Mestre em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava/PR. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC.

Publicado

2021-06-30

Cómo citar

Trabalhadores Rurais Africanos e de Origem Africana e a Africanização do Brasil Republicano : balanço e perspectivas. Faces da História, v. 8, n. 1, p. 240–263, 30 jun.2021.